
Vulcão Monte Lewotobi Laki-Laki (NHK)
Pela ocorrência da erupção pliniana do vulcão Lewotobi Laki-laki, na Indonésia, na segunda-feira (7) havia uma possibilidade de gerar tsunami, o que estava sendo investigado pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
A erupção ocorreu por volta das 11h05 no horário local e 12h05 no Japão, levantando uma pluma vulcânica de 19 quilômetros (dado atualizado, pois no dia anterior foi divulgado que era de 18 km).
Às 21h30 do mesmo dia a AMJ anunciou que foi descartada a possibilidade “de impacto de tsunami no Japão”. O motivo é que após horas de investigação nos pontos de observação do Japão e do exterior não foram observadas mudanças significativas nos níveis das marés.
Artigos relacionados
Quando ocorre uma erupção nessa escala, as ondas de pressão podem causar tsunami, o que levou a AMJ a investigar se poderia ou não ocorrer.
A Agência Geológica da Indonésia registrou uma avalanche de nuvens de gás escaldante misturadas com rochas e lava, percorrendo até 5 quilômetros pelas encostas da montanha de 1.584 metros. Observações de drones mostraram lava preenchendo a cratera, indicando movimentação profunda de magma que desencadeou terremotos.
Erupção causa cancelamento dos voos para Bali
Vários voos internacionais entre a Austrália e países da Ásia com destino a Bali foram cancelados ou adiados após o vulcão Monte Lewotobi Laki-Laki, na Indonésia, entrar em erupção pela segunda vez em poucos meses.
O nível de alerta para Lewotobi Laki-laki, localizado na província de Nusa Tengarra Oriental, na Indonésia, permanece em seu nível mais grave, informou a agência de vulcanologia.
Até o momento não há notícias de vítimas.
Assista a um vídeo do quão impressionante foi a erupção.
Fontes: Yomiuri, NHK, ABC e AeroTime







