
Alerta de saúde no Havaí: risco de neuroangiostrongilíase (ilustrativa/banco de imagens)
Turistas no Havaí estão sendo advertidos a evitar o consumo de alimentos crus durante viagens ao estado tropical, que foi considerado o “epicentro” de uma grave doença parasitária cerebral.
Neuroangiostrongilíase, ou doença do verme pulmonar de rato, é uma enfermidade séria que pode infectar humanos após a ingestão de caracóis, lesmas ou outros espécimes crus que hospedam o parasita. A transmissão também é possível através de vegetais, como couve ou batatas.
Sintomas se assemelham aos de uma gripe
Os sintomas podem se assemelhar aos de uma gripe, mas também podem ser graves, variando de dores de cabeça, náuseas, tosse e febres a problemas neurológicos e deficiências a longo prazo. Especialistas alertam que a doença pode ter um impacto severo e duradouro sobre aqueles que a contraem.
Artigos relacionados
“Não coma alimentos crus no Havaí”, disse Kay Howe ao SFGate. Em 2008, o filho de Howe contraiu a doença enquanto vivia no distrito de Puna, na Ilha do Havaí, aos 23 anos, entrando em coma por meses, o que levou Howe a se tornar uma defensora do combate à doença.
“Este é um lugar tropical. Há um parasita e aconselhamos cozinhar tudo“, disse Howe, que desde então obteve seu mestrado em biologia da conservação tropical e trabalha em um laboratório especializado na doença do verme pulmonar de rato.
Howe e outros especialistas recomendam que os turistas evitem os populares pontos de venda de smoothies à beira da estrada, pois os produtos devem ser lavados – e secos – com cuidado.
“Sei que é muito popular. É muito saudável. Mas se você não teve a oportunidade de inspecionar pessoalmente a couve, eu não recomendaria que você incluísse isso”, acrescentou Franny Brewer, gerente de programa do Comitê de Espécies Invasivas da Ilha Grande.
Muitas pessoas não sabem se foram infectadas
Embora os residentes saibam sobre a doença, muitos visitantes não a conhecem – e não há iniciativas para educar os turistas.
Os especialistas alertaram que muitas pessoas não sabem se foram infectadas, especialmente porque seus sintomas imitam os da gripe. O tratamento para a doença inclui medicamentos antiparasitários, como Albendazol, mas não há um teste fácil para diagnosticar a doença do verme pulmonar de rato.
Para diagnosticar, os pacientes precisam de uma punção lombar, segundo o relatório. Obter um diagnóstico rapidamente pode ser difícil, disseram os especialistas.
A doença, que teve 80 casos confirmados em laboratório entre 2014 e 2023, é amplamente subdiagnosticada. Embora o número de casos permaneça relativamente baixo, especialistas alertam que a doença é severa e pode ter consequências para a vida inteira.
Fonte: The Independent







