
Foto ilustrativa de um frasco de drog (PM)
Em relação à droga sintética fentanil, um opioide criado em 1960, cujas mortes por overdose se tornaram um grave problema social nos Estados Unidos, na terça-feira (1.º), o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) notificou os governos das 47 províncias a instruírem as empresas que lidam com as matérias-primas a relatar proativamente quaisquer transações suspeitas ao governo.
O opioide fentanil é usado como analgésico narcótico sintético para tratar dores crônicas e também na anestesia. Em geral, é recomendado para tratar dores por causa do câncer e de outras condições. Nos Estados Unidos, o fentanil contrabandeado foi importado para o país e comercializado ilegalmente, causando uma série de mortes por dependência e overdoses, tornando-se um grave problema social.
Especificamente, se um operador empresarial envolvido na fabricação, importação ou exportação de matérias-primas determinar durante o curso de uma transação que possam estar sendo usadas para fabricar narcóticos ilegais ou outras substâncias, a lei exige que o operador notifique prontamente o governo nacional ou local. E, se necessário, serão conduzidas inspeções no local do operador que manuseia essas matérias-primas.
Artigos relacionados
“Ao conscientizar mais uma vez sobre o manuseio adequado de matérias-primas de fentanil, esperamos prevenir completamente a distribuição ilegal”, informou um porta-voz do MHLW.
O governo da província de Aichi informou que realizará inspeções in loco em 26 empresas, desde terça-feira.
“O governo realizará inspeções completas nos estabelecimentos comerciais alvo, para coletar informações e continuará a se esforçar para identificar casos suspeitos”, declarou o governador Hideaki Omura.
Fentanil é uma droga devastadora
“O fentanil é um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina“, descreve um artigo do Hospital Santa Mônica.
Essa droga é devastadora e tirou a vida de mais de 100 mil americanos no ano passado, na faixa dos 18 aos 45 anos.
“A mistura de fentanil com cocaína, metanfetamina ou bicarbonato reduz a letalidade. O fentanil puro tem uma letalidade muito, muito elevada. E esta tem sido uma corrida contra o tempo que os traficantes de droga têm vindo a fazer quando comercializam fentanil puro”, explica um artigo publicado na Euronews.
No Japão, a maioria dos casos de contrabando de drogas ilícitas é de cocaína, maconha ou estimulante, segundo os noticiários. Ainda não se fala tanto em fentanil, mas nos Estados Unidos, Canadá e outros países, o consumo é elevado, pois é mais em conta do que outras drogas e muitas vezes é fruto do contrabando do México.
Fontes: NHK e CBC TV







