Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Fraudes no 'shaken’ por empresa de Mie levam 4 à prisão

| Sociedade

Quatro pessoas foram presas sob suspeita de fraudes no ‘shaken’. Vários veículos tiveram o certificado emitido mas não passaram pela inspeção.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
shaken

Empresa que emitia certificados de inspeção veicular falsos (Tokai TV)

Quatro homens, incluindo os presidentes da empresa de reparos de carros, Little Garage (リトルガレージ) e da revendedora de veículos Date Auto (伊達オート), situadas na cidade de Suzuka (Mie), foram presos sob suspeita de emissão de falsos certificados de inspeção veicular (shakensho em japonês). 

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Segundo a polícia, os quatro teriam criado os certificados de shaken para enviá-los à Divisão de Transportes de Mie, ligada ao Departamento Regional de Transportes de Chubu, em maio de 2025, apesar de não terem realizado as inspeções veiculares adequadas.  

A Divisão de Transportes da Província de Mie, desconfiada de que o número de inspeções de veículos realizadas na Little Garage era muito maior do que nos demais locais de mesmo porte, forneceu informações à polícia em março de 2025.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Assim, foi aberta uma investigação. Desde março, quase todos os veículos não passaram por nenhuma inspeção veicular, no entanto os respectivos certificados de shaken foram emitidos. 

A polícia não revelou se os quatro admitiram os crimes.

A Little Garage realiza inspeções e manutenção de veículos como um centro de inspeção autorizado, desde dezembro de 2000.

Fontes: CTV e Tokai TV


+ lidas agora

>>

logo