
Logos das duas empresas (NHK)
Na quinta-feira (17), a gigantesca rede de lojas de conveniência canadense Couche-Tard descartou a proposta de compra da japonesa Seven & i Holdings (rede 7-Eleven, Ito-Yokado e outras), citando “falta de discussões construtivas”.
A proposta de aquisição foi de 7 trilhões de ienes (46 bilhões de dólares americanos), no dia anterior. Depois do anúncio de retirada da proposta suas ações dispararam até 18,5%, enquanto as da rede de conbini japonesa despencou mais de 9% em Tóquio.
Embora a Seven & i já tivesse expressado que não estava feliz com a mudança, era esperado que isso acontecesse e deixou claro que continuará a trabalhar de forma independente para melhorar seu valor corporativo.
Artigos relacionados
No ano passado, a Seven & i Holdings recebeu uma proposta de aquisição no valor de 7 trilhões de ienes da gigante canadense de lojas de conveniência Alimentation Couche-Tard, e as duas empresas estavam em discussões após assinarem um acordo de confidencialidade para compartilhar informações financeiras uma da outra.
Em meio a isso, a Couche-Tard publicou uma carta ao conselho de administração da Seven & i na quarta-feira, revelando sua decisão de retirar sua proposta de aquisição.
A carta critica a Seven & i por não fornecer informações suficientes no processo de avaliação de seus ativos e por tomar ações que intencionalmente causaram confusão e atrasos.
7-Eleven vai conseguir melhorar?

Placa da empresa (NHK)
Em resposta, a empresa japonesa divulgou um comunicado dizendo que “Estamos insatisfeitos com a decisão e não podemos concordar com as muitas declarações errôneas feitas pela Couche-Tard, mas aceitamos que eram esperadas”.
“Com o Couche-Tard fora de cena, a pressão está aumentando sobre a Seven & i para demonstrar a viabilidade de sua estratégia independente.
A empresa nomeou recentemente seu primeiro CEO estrangeiro, Stephen Dacus, e se comprometeu a simplificar as operações e desbloquear valor para os acionistas.
Uma atualização da estratégia é esperada em agosto”, publicou a Trading View. Está incluído um novo plano de investimento no valor de 3 trilhões de ienes, com o objetivo de melhorar os lucros em seus negócios de lojas de conveniência 7-Eleven.
“Independentemente de haver ou não uma proposta de aquisição da Couche-Tard, é extremamente importante que aumente constantemente o valor corporativo. A nova equipe de gestão deve trabalhar arduamente para atingir esse objetivo”, avaliou Takahiro Kazahaya, Analista Sênior da UBS Securities.
Fontes: NHK e Trading View







