
Governador Ronaldo Caiado, Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu Embaixador Aldemo Garcia, primeira-dama Gracinha Caiado e a escritora Rosângela Lesnock presenteando o casal com esculturas de Omar Santos de Brasília
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, desembarcou no Japão acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado e de uma comitiva composta por cerca de 50 integrantes — entre eles, oito deputados, quatro prefeitos, além de assessores e empresários.
A missão oficial tem como objetivo atrair investidores japoneses e fortalecer relações institucionais e comerciais nas áreas industrial, educacional e tecnológica.
Uma das províncias escolhidas para a visita foi Shizuoka, com destaque para a cidade de Hamamatsu, conhecida por abrigar uma expressiva comunidade brasileira, sendo inclusive apelidada de “a cidade mais brasileira do Japão”.
Artigos relacionados

Governador Ronaldo Caiado
Ao chegar à cidade, a comitiva foi recepcionada pelo Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Embaixador Aldemo Garcia, e pelo presidente do Conselho de Cidadãos de Hamamatsu (CCH), Eber Toyohashi.
Após o almoço, o governador e parte da delegação realizaram uma breve visita ao Museu de Instrumentos Musicais de Hamamatsu — o único museu público do tipo no Japão — que abriga uma exposição permanente com cerca de 1,5 mil instrumentos de diversas partes do mundo.
Em seguida, participaram de uma reunião estratégica com empresários japoneses. Estiveram presentes o diretor-presidente da BREXA NEXT (antiga Outsourcing), Sr. Atsushi Matsumura; o diretor Sr. Nobuyoshi Kondo; quatro diretores internacionais do Shizuoka Bank – Shizuoka Financial Group; e a gerente regional da Daido Seimei Securities Company. A reunião foi considerada altamente produtiva.
Enquanto isso, a primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhada de parte da delegação, realizou uma visita ao Colégio Mundo de Alegria, conduzida por Rosangela Lesnock.

Visita ao Colégio Mundo da Alegria. Da esquerda para a direita: Renata Giacomo, Wellington Matos, Rosângela Lesnock, primeira-dama Gracinha Caiado, Massami Matsumoto, Adryanna Caiado e Hudson Guerra
A comitiva foi calorosamente recebida pela diretora Massami Matsumoto, professores e alunos. Durante a visita, foi apresentado um método exclusivo de ensino da língua japonesa, desenvolvido pela própria escola, que surpreendeu positivamente os visitantes.
Também foram exibidos vídeos sobre a cultura japonesa, seguidos de um momento de interação entre a primeira-dama e os estudantes, que demonstraram grande interesse em saber mais sobre o estado de Goiás e o cenário político brasileiro.
No período da tarde, todos se dirigiram ao auditório do Hamamatsu City Information Processing Center onde foi realizada uma palestra organizada pelos membros CCH e pela equipe do Consulado de Hamamatsu, ministrada pelo governador Ronaldo Caiado, com o tema “Goiás é exemplo de gestão para o Brasil”.

Grande público presente
O auditório, repleto de membros da comunidade brasileira, autoridades, e empresários, receberam a comitiva com entusiasmo. O evento foi abrilhantado por uma apresentação da dupla Campos Novos e Paulista, que cantou a música “Goiás é Mais”, emocionando os presentes.
Ao fim de palestra, o Governador e a primeira-dama tiraram fotos com os presentes, e logo após seguiram rumo a Osaka, na agenda ainda continham compromissos com órgãos governamentais, uma visita a Expo Osaka, alem de outros compromissos.
A missão internacional que se iniciou no dia 11 de julho se encerrou no dia 21 e tem como propósito promover o potencial econômico de Goiás, estreitando os laços com o Japão.
Por Rosângela Lesnock







