
Tarifa americana pode retardar o crescimento econômico do Japão, alerta relatório anual do governo (ilustrativa/PM)
O governo japonês lançou um alerta sobre os riscos econômicos representados pelas tarifas dos Estados Unidos, frisando que elas podem retardar o crescimento econômico do país.
Apesar de o aumento de preços indicar que o Japão não está mais na deflação que assolou a economia por mais de 20 anos, as tarifas americanas surgem como um novo desafio.
Nesta terça-feira (29), o governo publicou o seu relatório anual sobre a economia e finanças públicas, correspondente ao ano fiscal atual, que se estende até março.
Artigos relacionados
O documento destaca que o ciclo de alta nos preços e nos salários está começando a se estabelecer, referindo-se às negociações trabalhistas realizadas na primavera que resultaram no maior aumento salarial em 34 anos, impactando também nos preços dos produtos, que incorporam os custos elevados.
No entanto, o relatório adverte que a economia japonesa pode recair na deflação, já que os salários não estão aumentando rapidamente o suficiente para acompanhar a inflação, enquanto as tarifas dos EUA adicionam um novo risco ao cenário econômico.
O documento enfatiza a necessidade de mais esforços para equilibrar as iniciativas de revitalização da economia com a saúde fiscal do país.
Segundo o relatório, os orçamentos suplementares nos últimos cinco anos fiscais somaram cerca de ¥170 trilhões, ou mais de US$1,1 trilhão.
Fonte: NHK







