
Homem condenado a 30 anos por ataque fatal em loja de conveniência no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
Um tribunal japonês condenou um homem a 30 anos de prisão, após ele esfaquear três funcionários em uma loja de conveniência em Sapporo (Hokkaido) no ano passado, resultando na morte de um deles.
A defesa de Hirotaka Miyanishi, de 45 anos, argumentou pela sua absolvição com base na alegação de que ele não estava mentalmente competente no momento do crime, mas o Tribunal Distrital de Sapporo o considerou responsável e aplicou a sentença exigida pelos promotores.
O juiz presidente, Shunichi Ido, ao pronunciar a sentença, afirmou que embora “os crimes de Miyanishi resultassem de seus delírios, ele tomou decisões próprias em alguns pontos chave”.
O tribunal reconheceu que os atos de Miyanishi eram puníveis com prisão perpétua, mas comutou a sentença ao reconhecer sua capacidade mental diminuída.
De acordo com o veredito, no dia 25 de fevereiro de 2024, Miyanishi matou Keisuke Ohashi, de 40 anos, esfaqueando-o na garganta e nas costas, além de ferir gravemente outros dois trabalhadores durante o ataque com faca na loja de conveniência em Sapporo.
Fonte: Japan Today