
Secretário de Estado dos EUA é vítima de golpe com IA (Wikimedia Commons/U.S. Embassy Jerusalem)
Múltiplos veículos de mídia dos Estados Unidos reportam que um impostor, se passando pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, entrou em contato com ministros estrangeiros através de mensagens de voz e texto geradas com inteligência artificial (IA).
Na terça-feira (8), foi relatado que o indivíduo criou uma conta no aplicativo de mensagens Signal sob o nome de Rubio e a usou para enviar mensagens que imitavam sua voz e estilo de escrita utilizando software movido por inteligência artificial.
O impostor teria contactado pelo menos cinco pessoas, incluindo três ministros estrangeiros.
Artigos relacionados
A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, disse que o departamento está ciente do incidente e conduzindo uma investigação sobre o caso.
Ela também afirmou: “O departamento leva a sério sua responsabilidade de proteger suas informações e continuamente toma medidas para melhorar sua postura de cibersegurança a fim de prevenir incidentes futuros por razões de segurança”.
No entanto, ela se recusou a fornecer mais detalhes, dizendo que fazê-lo poderia interferir na investigação.
Um caso similar foi reportado em maio, em que alguém violou o telefone da chefe de Gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o usou para fazer chamadas e enviar mensagens a senadores e outros, se passando por Wiles.
Fonte: NHK







