
O uso de IA no varejo japonês cresce para otimizar a eficiência (ilustrativa/banco de imagens)
Varejistas no Japão estão intensificando o uso de inteligência artificial (IA) para aprimorar a eficiência de operações, enquanto enfrentam escassez de mão de obra. A IA está sendo usada para realizar pedidos e gerenciar inventários.
A rede de lojas de conveniência FamilyMart introduziu a IA em cerca de 500 unidades em todo o Japão em junho. Esta tecnologia analisa vendas do último ano, fluxo de pessoas e o clima para recomendar pedidos de compra para cada loja.
A FamilyMart utiliza o sistema para fazer pedidos de produtos como pães, sanduíches e “onigiri”(bolinhos de arroz). Autoridades afirmam que o sistema reduz pela metade o tempo necessário para fazer pedidos e diminui as taxas de falta de estoque em cerca de 4%.
Artigos relacionados
A empresa indica que pode implementar a tecnologia em mais unidades. O representante da FamilyMart, Hiroshi Takahashi, ressalta que a IA pode realizar cálculos a partir de grandes volumes de dados em velocidades superiores às capacidades humanas.
“Queremos utilizar IA e tecnologia digital para esforços de eficiência e economia de mão de obra”, declarou. “Além disso, esperamos aumentar a lucratividade de nossas lojas otimizando pedidos de compra em termos de quantidade e qualidade.”
O gigante do varejo Aeon também está utilizando IA para decidir descontos em refeições embaladas e alimentos frescos em supermercados.
Fonte: NHK







