
Japão vai aumentar vagas para estudantes estrangeiros em universidades (ilustrativa/PM)
O governo do Japão está planejando aumentar sua competitividade global na educação superior ao permitir que universidades, faculdades e outras escolas especializadas aceitem mais estudantes internacionais.
Possivelmente a partir do próximo ano acadêmico, espera-se que mais estudantes estrangeiros possam ingressar nas instituições japonesas.
Atualmente, o número de matrículas, inclusive de estudantes do exterior, é determinado com base em fatores como o tamanho da instituição. Caso ultrapassem o limite máximo estabelecido, instituições enfrentam penalidades, incluindo a redução de subsídios estatais.
Artigos relacionados
O Ministério da Educação do Japão pretende elevar esse limite em cinco pontos percentuais, desde que determinadas condições sejam atendidas.
Autoridades informam que planejam começar a aceitar inscrições ainda este ano e elevar o limite superior no ano acadêmico que se inicia em abril próximo.
Segundo os oficiais, espera-se que a medida não apenas aumente a competitividade das instituições de ensino superior, mas também beneficie os estudantes japoneses, estimulando um ambiente educacional mais dinâmico e diversificado.
Fonte: NHK







