
Imagens falsas de colegas expõem adolescente em investigação (ilustrativa/PM)
A polícia espanhola anunciou no domingo (27) que está investigando um adolescente de 17 anos sob suspeita de usar inteligência artificial (IA)para criar imagens nuas falsas de colegas do sexo feminino para venda.
A investigação foi iniciada após 16 jovens em um instituto educacional na região de Valência apresentarem queixas sobre imagens geradas por IA de si mesmas que estavam circulando nas redes sociais e na internet.
A primeira denúncia foi feita em dezembro de 2024 por uma adolescente que afirmou que um vídeo e fotos falsas, criados por IA, com sua aparência “completamente nua” foram postados em uma conta de mídia social criada em seu nome.
Artigos relacionados
Conforme mais acusações apareceram, a polícia suspeitou que as imagens eram obra de um estudante do mesmo instituto, segundo um comunicado da polícia.
O rastreamento dos endereços de IP usados para criar as contas falsas levou a polícia à casa do jovem de 17 anos, agora sob investigação por suspeita de corrupção de menores.
Não é a primeira vez que as autoridades espanholas detectam imagens pornográficas de menores criadas por IA.
Em março, o governo anunciou que apresentaria uma lei para tratar tais imagens sexuais criadas por IA sem consentimento como crime. A proposta, considerada pela Espanha como a primeira na Europa, ainda aguarda aprovação parlamentar.
Fonte: Straits Times







