
Peixes mortos (ANN)
Mais de 500 salmões de cativeiro foram encontrados mortos em um viveiro na cidade de Mutsu (Aomori), informou a polícia no sábado (26), e considera-se que foi por ataque de urso.
“Na época do ataque do urso, o nível da água nos tanques de salmões cultivados aqui havia caído para um quarto ou um quinto do seu nível normal”, lamentou o piscicultor.
De acordo com o Viveiro de Peixes de Yamaguchi, por volta das 8h de sexta-feira (25), o cano de drenagem do tanque de peixes, que tem cerca de 5 metros de diâmetro, estava solto. Isso fez com que o nível da água baixasse e a roda d’água que fornece oxigênio também parasse de funcionar depois que seu cabo também foi solto.
Artigos relacionados
Como resultado, mais de 500 dos aproximadamente 1,5 mil salmões do viveiro, que estavam prestes a ser despachados, morreram por falta de oxigênio.
Alguns peixes apresentavam sinais de terem sido mordidos, levando a equipe da piscicultura a especular que o urso pode ter estado vagando por ali para pegar os salmões. Teria ficado preso em um cano de drenagem ou no cabo de uma roda d’água.
“Passamos dois ou três anos cultivando-os e, num instante, perdemos milhões“, disse o piscicultor com profunda tristeza.
“É um choque tão grande que ninguém consegue se recuperar”, emendou.
O viveiro de salmões sofreu danos devastadores devido às fortes chuvas em agosto de 2021 e, após se recuperar, foi danificado novamente.
Os danos são estimados entre 2 e 3 milhões de ienes. O piscicultor havia pedido à prefeitura da cidade de Mutsu que instalasse armadilhas para ursos.
Então, na manhã de sábado (26), um urso foi encontrado preso na armadilha. Teria sido o vilão dos danos.

Roda d’água estava desligada (FNN)
Fontes: ABA e ANN







