Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mais rigor na conversão da carteira de motorista estrangeira para a japonesa

| Carteira de habilitação

Residentes estrangeiros que querem obter a carteira de motorista japonesa enfrentarão mais rigor nos testes.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
carteira de motorista

Foto ilustrativa de uma mulher ao volante (PM)

A conversão da carteira de motorista estrangeira em uma japonesa, chamada gaimen kirikae em japonês (外免切替) ficará mais rigorosa, anunciou a Agência Nacional de Polícia (NPA) na quinta-feira (10). 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Após uma série de acidentes de trânsito causados ​​por residentes estrangeiros que obtiveram carteiras de motorista japonesas por meio do atual sistema, incluindo casos de atropelamento e fuga e direção na contramão, a NPA decidiu sobre a revisão.

Como ficam os turistas 

No sistema atual, os turistas podem obter uma carteira de motorista japonesa usando o hotel onde estão hospedados como endereço, mas, no futuro, uma cópia do cartão de registro de residente será exigida como regra geral. Assim, os visitantes de curta duração não poderão mais obter uma carteira de motorista japonesa.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A NPA irá mudar a regra para os turistas: deverão portar a carteira de motorista internacional ou Permissão Internacional para Dirigir (PID), com base na Convenção de Genebra.

As exceções para essa mudança são para os diplomatas e pilotos com Certificados de Elegibilidade que vêm ao Japão para eventos de automobilismo.

O que muda para os residentes estrangeiros obterem a carteira de motorista  

O teste de verificação de conhecimentos, que inclui perguntas sobre as regras de trânsito, cujas respostas são objetivas (verdadeira ou falsa) ficará mais rigoroso para o candidato ser aprovado. 

A NPA pretende aumentar o número de perguntas no teste de conhecimento, passando a 50, ou 5 vezes a mais do que o atual.  

Além do aumento no número de questões no teste, para ser aprovado precisará responder corretamente 90% das questões. Ou seja, mais de 45 respostas corretas. Até agora, para ser aprovado bastavam 70%.  

A verificação das habilidades de direção também será mais rigorosa. Serão incluídos na avaliação a passagem por cruzamento de ferrovias e faixas de pedestre. 

Mais de 7 mil acidentes com motoristas estrangeiros

info cart motorista

Infográfico (PM)

Em 2024, o número de estrangeiros que obtiveram uma carteira de motorista japonesa por meio de um sistema de conversão do documento chegou a 68.623 pessoas.

Porém, o número de acidentes de trânsito causados ​​pelos estrangeiros foi de 7.286, em 2024, o maior dos últimos 10 anos.

O atual sistema entrou em operação pela primeira vez em 1933 e tem sido usado por cidadãos japoneses que obtiveram carteiras de motorista no exterior para trocá-las por carteiras de motorista japonesas após retornarem ao Japão.

A NPA pretende implementar o novo sistema em 1.º de outubro, após consultar a opinião pública.

Fontes: JNN e NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo