
Barbie com diabetes: Mattel inova e promove representatividade (divulgação)
A Mattel apresentou sua primeira Barbie representando uma pessoa com diabetes tipo 1, marcando um esforço maior da fabricante de brinquedos para aumentar a inclusão entre suas bonecas.
A nova Barbie usa um monitor contínuo de glicose em seu braço e segura um telefone exibindo o aplicativo correspondente. Além disso, a boneca tem uma bomba de insulina presa à cintura e carrega uma bolsa azul para suprimentos ou lanches essenciais.
Em um anúncio na terça-feira (8), a Mattel afirmou ter se unido à Breakthrough T1D, uma organização de pesquisa e defesa da diabetes tipo 1 anteriormente conhecida como Juvenile Diabetes Research Foundation (JDRF), para garantir que o design da boneca “capture verdadeiramente a comunidade”.
Artigos relacionados
Isso inclui acessórios que “refletem com precisão os equipamentos médicos” necessários por pessoas com diabetes tipo 1, observou a empresa sediada na Califórnia.
A Barbie foi também lançada durante o Congresso Infantil de 2025 da Breakthrough T1D em Washington, DC, onde a organização está advogando pela contínua pesquisa federal. Neste ano, a Breakthrough T1D tem se concentrado especialmente no Programa Especial de Diabetes, que deve expirar em setembro.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, em 2021, aproximadamente 38,4 milhões de americanos de todas as idades – cerca de 11,6% da população dos EUA – tinham diabetes, dos quais cerca de 2 milhões tinham diabetes tipo 1, incluindo cerca de 304n mil crianças e adolescentes abaixo de 20 anos.
Fonte: CNA







