
Carcaça do animal marinho (NTV)
Em junho deste ano, uma baleia morta encalhou na costa da cidade de Sado (Niigata) e, passado um mês, ainda não foi removida.
A baleia já está em avançado estado de decomposição e o mau cheiro impede que os moradores estendam as roupas lavadas do lado de fora, além de interferir em outras atividades diárias.
A baleia foi encontrada morta e encalhada em 13 de junho. A prefeitura de Sado foi informada por um funcionário do porto de pesca.
Artigos relacionados
Mais tarde, um funcionário da Divisão de Promoção Agrícola, Florestal e Pesqueira da cidade avistou a criatura parecida com uma baleia flutuando no mar. Seu comprimento visual era de aproximadamente 7 metros.
O animal marinho continua no mesmo local. Os moradores da vila de Hiramatsu reclamam: “O mau cheiro é especialmente forte em dias sem vento”, ou “não consigo estender as roupas por causa do cheiro fétido“.
Além disso, com o calor, algumas crianças estão dizendo que “não conseguimos nadar no mar”.
De acordo com a prefeitura da cidade de Sado, não é incomum que carcaças de baleias apareçam nas praias da ilha. Normalmente, seria cavado um buraco na areia para enterrar a carcaça, mas a costa da vila de Hiramatsu é feita de pedras e cascalho, dificultando o acesso de equipamento pesado. Além disso, a carcaça é grande demais para ser enterrada, justificou.
O manual da Agência de Pesca afirma que “após levar em consideração o ambiente de vida, a topografia e outras circunstâncias, a pessoa responsável por lidar com o encalhe pode optar por deixar o corpo da baleia em paz“.
Assim, a prefeitura local resolveu deixá-la em paz.

Foto feita na segunda-feira, 14 (BSN/JNN)
Fontes: JNN e NTV







