
Logo da montadora (NHK)
Duas montadoras, a Mitsubishi e a Toyota, fizeram anúncios de suas decisões na quarta-feira (23). Enquanto a Mitsubishi Motors encerrará sua produção na China, a Toyota Motor irá produzir veículos elétricos (VEs) na sua planta na Indonésia.
A Mitsubishi Motors anunciou que encerrará a produção de motores em sua joint venture chinesa. Citou a rápida mudança para VEs como motivo para a decisão, o que significa que se retirará completamente da China.
Ela já havia encerrado a produção de veículos na China em 2023, mas continuou a fabricar e fornecer motores para as montadoras locais, com um outro fabricante chinês.
Artigos relacionados
Com essa decisão, já dissolveu a joint venture em junho.
À medida que a mudança para VEs continua na China, a Honda e a Nissan Motor também estão revisando suas estratégias, incluindo o fechamento de fábricas e a interrupção da produção, enquanto a Mitsubishi Motors planeja fortalecer a produção no Sudeste Asiático, que considera seu principal mercado.
Toyota anuncia produção do VE na Indonésia

Placa da matriz da Toyota (NHK)
A Toyota Motor anunciou que iniciará a produção do seu VE bZ4X em sua planta de Karawang, na Indonésia, a partir de dezembro. Será o quarto país onde a Toyota produzirá VEs, depois do Japão, Estados Unidos e China. Isso ocorre em vista dos esforços do governo indonésio para promover a disseminação de VEs a fim de fortalecer a indústria nacional.
Os números de produção não foram divulgados.
As vendas serão administradas pela Toyota Astra Motor (TAM), uma joint venture entre a Toyota e uma empresa local.
O presidente da TAM, Hiroyuki Ueda, comentou que, por meio da produção de VEs, a montadora “contribuirá para a criação de empregos, o avanço tecnológico e a concretização de um futuro sustentável na Indonésia“.
Fontes: NHK e Chunichi







