
Nissan planeja fechar fábrica Civac no México até 2027 e encerrar parceria com Mercedes-Benz (banco de imagens)
De acordo com o site Automotive News, a gigante japonesa do setor automobilístico Nissan planeja reduzir sua capacidade de fabricação no México no próximo ano, encerrando as operações em duas de suas fábricas, incluindo uma que foi aberta como joint venture com a montadora de luxo alemã Mercedes-Benz.
Segundo duas fontes, espera-se que a Nissan feche a fábrica Civac em Jiutepec, no México, até março de 2027, ao término de seu ano fiscal 2026-2027.
Além disso, a Nissan supostamente encerrará seu empreendimento conjunto com a Mercedes na produção de crossovers na fábrica COMPAS em Aguascalientes, México.
Artigos relacionados
A primeira fábrica da Nissan fora do Japão pode estar prestes a fechar suas portas
Assim como a fábrica de Oppama, que em breve será fechada no Japão, a de CIVAC tem uma importância histórica para a Nissan.
A instalação de Jiutepec, no México, produz automóveis desde 1966, apenas cinco anos após a chegada da montadora ao mercado. Em 1972, a Nissan começou a exportar veículos de Civac, e, nas décadas seguintes, produziu mais de 6 milhões de veículos e criou milhares de empregos na região.
Atualmente, a Nissan produz as caminhonetes Navara e Frontier, voltadas para o mercado da América Latina, na planta. No entanto, dados da AutoForecast Solutions mostram que a planta opera com menos de um terço de sua capacidade, já que produziu apenas 80 mil caminhonetes no ano passado. Em 2025, a Nissan planeja fabricar 57 mil unidades, apenas uma fração das 294 mil produzidas em 2016.
Apesar de a planta CIVAC ter sido a primeira unidade de fabricação fora do Japão, de acordo com uma das fontes que conversaram com a Automotive News, a fábrica de quase 60 anos está desatualizada e não é mais economicamente viável operar.
Uma outra fonte disse ao AutoNews que a montadora irá consolidar a produção na planta em duas fábricas próprias na cidade de Aguascalientes.
Fonte: AutoBlog







