
Foto ilustrativa de trabalhador sendo socorrido emergencialmente (PM)
Foram 10 mil socorridos emergencialmente por insolação durante a onda de calor severo que cobriu o Japão na semana entre 30 de junho e 6 de julho, informou a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações na terça-feira (8).
O total levantado em todas as 47 províncias foi de 10.048 socorridos. Representa um aumento de 5.383 socorridos em relação à semana anterior, ultrapassando a casa dos 10 mil pela primeira vez neste ano.
“O calor continua dia e noite. Pedimos que as pessoas tomem precauções, como beber bastante água e fazer uso do ar-condicionado”, apelou a agência.
Artigos relacionados
Entre todos esses socorridos, 8 morreram e 211 pacientes ficaram internados em estado grave. Dos mais de 10 mil casos, 5.973 foram idosos com idade superior a 65 anos (60%) dos socorridos. Mas, crianças pequenas e adultos jovens também foram afetados e tiveram que ser transportados de emergência.
O maior número de socorridos emergencialmente foi em Tóquio, com 757 pessoas. Depois foram Aichi com 752 e Osaka com 749, respectivamente.
Por localização, 4.083 pessoas passaram mal dentro da residência (40%); 1.985 pessoas nas ruas e 1.100 pessoas em locais externos como plataformas de trem e estacionamentos.
Com esse número, o total acumulado desde 1.º de maio sobe para 28.181 socorridos. Em comparação ao mesmo período do ano passado (17.275), o aumento foi de 61%.
Recomenda-se muito cuidado contra a insolação, hidratando bem o corpo, uso do sal para repor os sais minerais perdidos com a transpiração, permanecer com o ar-condicionado ligado e jamais fazer exercícios ao ar livre. Fique atento ao alerta de insolação. Se precisar de socorro não hesite em chamar o 119.
Fontes: Yomiuri e NHK







