
Tufões 7 e 8 (AMJ)
Na quarta-feira (23) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou a formação do sétimo tufão do ano, o Francisco, o qual já estava previsto, no sul do país. Mais tarde, anunciou a formação do oitavo, nomeado Co-May pelo Vietnã.
O tufão Francisco, cujo nome foi dado pelos Estados Unidos, atualmente com 994 hPa, já está incomodando Okinawa, pois as ilhas estão sob sua área de tempestade. A velocidade máxima dos ventos chegam a 20 m/s (72 km/h).
Segundo a previsão da AMJ, deverá se aproximar de Taiwan no sábado (26), quando já tenha se transformado em ciclone tropical, mas não se deve baixar a guarda.
Artigos relacionados
Em relação ao tufão Co-Mai, formado sobre o Mar da China Meridional, está com 994 hPa, com ventos de velocidade máxima de 18 m/s (64,8 km/h) e uma área de tempestade pequena, de 165 km de diâmetro.
A previsão é de que o 8.º tufão do ano também assole Okinawa na noite de sábado. Ou seja, as ilhas paradisíacas serão afetadas pelo duplo tufão, em plena temporada de férias escolares.
Com esses dois últimos tufões, já somam 6 em julho, quase o dobro da média anual, que é de 3,7. Como julho e agosto são meses de alta temporada desse fenômeno, outros se formarão.
Fontes: AMJ, WeatherNews, Yahoo! e NHK







