
Suwanosejima (Minami Nippon Shimbun)
Ocorreu uma erupção explosiva na Ilha Suwanose (Suwanosejima), com pluma vulcânica a 800 metros de altura, às 19h24 de domingo (20), segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Essa ilha é habitada e faz parte de uma das 12 do sul do Japão, as Ilhas Tokara (Kagoshima), onde os terremotos continuam desde 21 de junho deste ano.
Em Suwanosejima, as restrições ao redor da cratera permanecem em vigor, com nível 2 de alerta.
Artigos relacionados
De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Fukuoka, até as 22h de domingo (20) o número total de terremotos nas Ilhas Tokara foi de 2.195 tremores, incluindo os 4 no domingo.
Shinmoedake também teve outra erupção
Mais uma vez, ocorreu uma erupção às 3h20 de segunda-feira (21) no monte Shinmoe (Shinmoedake), nas montanhas Kirishima (Kagoshima), com pluma vulcânica que subiu a 1.400 metros da cratera.
A erupção ainda estava em andamento às 3h52, aproximadamente 30 minutos depois, e a AMJ anunciou que “estão ocorrendo erupções contínuas“.
As erupções contínuas ocorreram também no dia anterior, durante cerca de 5 horas e meia, da tarde até a noite de domingo (20).
O nível 3 de alerta de erupção continua e a AMJ está pedindo cautela contra fluxos piroclásticos a cerca de 2 quilômetros da cratera e grandes rochas vulcânicas a cerca de 3 quilômetros.
Por causa dessa pluma vulcânica, algumas cidades das províncias de Kagoshima, Miyazaki e Kumamoto deverão ficar cobertas de cinza novamente.
Fontes: MBC e Minami Nippon Shimbun







