
Reprodução © Pokemon
Os Pokémon cards foram lançados em 1996 no Japão, mas continuam cativando crianças e adultos, mesmo passados 29 anos.
Nos Estados Unidos viraram febre, independente da faixa etária. É comum ver cenas de crianças reunidas em uma praça ou em um canto de Nova Iorque para exibir suas figurinhas ou para trocá-las com os amigos. Mas, também de adultos fazendo o mesmo.

Crianças em um parque de Nova Iorque com seus álbuns (JNN)
Artigos relacionados
Já foram produzidas 75 bilhões de figurinhas, em 16 idiomas, com fãs espalhados em todo o mundo.
A demanda tem sido particularmente forte desde o final do ano passado. O motivo é um game para colecionar as figurinhas de Pokémon. Gerou um aumento impressionante de colecionadores e disparou a popularidade no mundo.
Em 8 deste mês, um ladrão invadiu uma loja de cards perto de Boston, para o furto de exemplares raros, causando um prejuízo de 15 milhões de ienes ao proprietário.

Devidamente embalado, card avaliado em 600 mil ienes (JNN)
Em outra loja, em Manhattan, o dono da loja especializada mostrou cards caros, todos com escrita em japonês, como por exemplo, um avaliado em 600 mil ienes.
Com a facilidade dos apps de tradução, os cards de idioma japonês estão se tornando cada vez mais populares nos Estados Unidos.
Para se ter uma ideia dessa onda, uma das maiores casas de leilão do mundo, de Nova Iorque, recebeu uma proposta máxima de 50 milhões de ienes por um card raro, com apenas 39 unidades no mundo. É um assinado pelo vencedor [japonês] de um concurso de ilustração de revista de mangá de 1998.

Card raro leiloado ao valor equivalente a 15 milhões de ienes (JNN)
“Muitos dos cards japoneses mais populares são promocionais. São artísticos, bacanas e adoráveis”, disse o dono de uma loja.
O ano que vem o Pokémon cards completará 30 anos desde o lançamento e é possível que seus exemplares mais raros se valorizem ainda mais.

Americano adulto mostra sua coleção (JNN)
Fonte: JNN







