Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Possibilidade de terremoto de magnitude 7 e tsunami nas ilhas ao sul do Japão

| Tempo

Como a atividade sísmica continua constante, um especialista apontou que aumentou a possibilidade de ocorrência de um terremoto forte, de magnitude 7.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
podem ocorrer terremoto de magnitude 7 e tsunami nas ilhas destaque

Diversos deslizamentos após os terremotos de intensidades 5- e 5+ na Ilha Akuseki (NHK)

A atividade sísmica ativa continua na costa das Ilhas Tokara (Kagoshima), com fortes tremores de intensidade 5+ e 5- observados sucessivamente na Vila de Toshima, no domingo e segunda-feira (7). Até as 22h a soma foi de 1.617 abalos sísmicos desde 21 de junho.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Diante desse cenário, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu um pronunciamento para alertar as pessoas para que fiquem atentas a terremotos com intensidade máxima de cerca de 6 fraca por enquanto.

No entanto, o professor Shinji Toda, da Universidade de Tohoku, que estuda atividades sísmicas, disse: “É semelhante à onda de terremotos que ocorreu nas Ilhas Izu no ano 2000″.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

“Quando observamos como os terremotos ocorrem, vemos que há muitas semelhanças. O enxame de terremotos nas Ilhas Izu em 2000, continuou por cerca de dois meses. Dependendo das circunstâncias, acredito que exista a possibilidade de que possa continuar por mais um mês (nas Ilhas Tokara), da mesma forma”, analisou.

“Se essa atividade continuar, há uma boa chance de que se espalhe gradualmente para as áreas circundantes. Observando os dados básicos que temos agora, podemos ver que o Okinawa Trough está nas proximidades.

Há falhas normais, que são as que se movem para cima e para baixo, que se acredita terem se movido quando o trough foi criado. Sabemos que existem muitos deles na área circundante.

Se essas falhas forem estimuladas, existe a possibilidade de ocorrer um terremoto de magnitude 7. Isso fará com que as falhas se movam no fundo do mar, e também devemos considerar plenamente a possibilidade de um tsunami“, apontou.

Moradores insulares exaustos com os terremotos

Embora 46 pessoas tenham deixado suas casas da vila Tokara, de balsa, para refúgio na cidade de Kagoshima, ainda há outras nas demais ilhas. 

O Hospital Municipal de Kagoshima enviou uma enfermeira especializada no apoio a desastres, para a Ilha Akuseki (Akusekijima), na segunda-feira. Ela usará seus 27 anos de experiência como enfermeira para fornecer suporte na clínica e cuidar da saúde mental dos moradores insulares.

O prefeito da vila de Toshima, Genichiro Kubo, disse que tomou medidas na segunda-feira para proporcionar momentos de relaxamento.

Privados do sono por muitos dias por causa do enxame de terremotos, poderão tirar sonecas e tomar banho a bordo dos barcos de patrulha da Guarda Costeira do Japão e da patrulha da polícia da província.   

Fontes: Minami Nippon Shimbun, NTV, ANN e NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo