
Presidente Donald Trump (Wikimedia)
Um post do presidente americano Donald Trump, no qual defende Bolsonaro, publicado na sua própria rede social, Donald J. Trump Truth Social, e repostado no X, às 12h25 de segunda-feira (7), no horário de Brasília, dividiu opiniões na imprensa verde amarela, políticos e entre os internautas.
Ele abre o post escrevendo: “O Brasil está agindo de forma terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho observado, assim como o Mundo, como não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado PELO POVO”.
E prossegue escrevendo: “Conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país – além disso, um negociador muito duro em questões COMERCIAIS. Sua eleição foi muito acirrada e agora ele está liderando nas pesquisas”, mostrando que vem acompanhando os dados do Brasil.
Artigos relacionados
“Isso nada mais é do que um ataque a um oponente político – algo sobre o qual eu sei muito! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso País é o ‘MAIS QUENTE’ do Mundo!”, escreveu opinando que está sendo perseguido.
“O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei acompanhando de perto a CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria acontecer é um julgamento pelos eleitores do Brasil. Chama-se Eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”, finaliza.
Governo reage imediatamente
Lula, sem mencionar a defesa de Bolsonaro por Trump, publicou imediatamente um post nas suas redes sociais. “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, o que fica claro se tratar de uma resposta.
“Este governo não aceita tutela, nem admite pressões externas que tentem ditar os rumos do país, e muito menos tolerará pressões indevidas contra nossas instituições democráticas”, escreveu Jorge Messias em resposta, conforme entrevista da CNN Brasil. Ele é advogado-geral da União no governo Lula.
Outra que reagiu rapidamente foi Gleisi Hoffmann, Ministra de Secretaria de Relações Institucionais, escrevendo: “Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais”.
Direita aplaude post de Trump
Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, logo compartilhou o post de Trump, escrevendo que “Bolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições”.
O deputado Nikolas Ferreira repostou escrevendo: “Falou e disse. Cirúrgico!”.
Os internautas de esquerda e de direita também fizeram inúmeros comentários, ora “detonando” o presidente americano, ora elogiando-o na esperança de que ele faça algo para livrar o ex-presidente Bolsonaro desse julgamento, acusado de vários crimes, como golpe de Estado, organização criminosa armada, entre outros.
Veja o post original do presidente Trump.
Fontes: X e CNN Brasil







