
Foto ilustrativa de ambulância sob sol escaldante (NHK)
Com o calor escaldante em todo o Japão, mais de 4,6 mil pessoas em todo o país foram transportadas aos hospitais com insolação na semana até 29 de junho, mais que o dobro do número do mesmo período do ano passado.
De acordo com a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, um total de 4.665 pessoas em todo o país foram socorridas de emergência.
Embora esse número seja menor que os 8.603 casos relatados na semana anterior, é mais que o dobro dos 2.160 casos relatados no mesmo período do ano passado, sendo um número alto para esta época do ano.
Artigos relacionados
Quadro das pessoas socorridas com insolação
Desses mais de 4,6 mil pacientes, 7 morreram, 1.735 apresentaram sintomas graves e moderados, necessitando internamento e 2.870 tiveram sintomas leves, sem a necessidade de hospitalização.
Análise por faixa etária:
- 2.470 tinham 65 anos ou mais
- 1.451 tinham idade entre 18 e 65 anos
- 441 pessoas entre 7 e 18 anos
- 33 crianças com menos de 7 anos
Desse total, 1.998 (40%) tiveram insolação dentro de casa, 799 na rua e 539 em locais como plataformas de trem e estacionamentos.
A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres afirmou: “O fim da estação chuvosa foi anunciado em muitas partes do oeste do Japão, mas a previsão é de que os dias quentes continuem por enquanto. Muitas pessoas que morreram de insolação não estavam usando ar-condicionado, por isso, pedimos que as pessoas tomem precauções básicas, como usá-lo e beber bastante líquido”.
É preciso ficar atento também ao alerta de insolação, emitido diariamente às 5h e atualizado às 14h e 17h. Na quarta-feira (2), são 17 províncias, inicialmente, mas o quadro poderá aumentar como ocorreu no dia anterior.

AMJ
Fontes: NHK, Chunichi e AMJ







