Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Relação com o terremoto? 4 baleias encalhadas em praia de Chiba

| Sociedade

Não faltaram comentários nas redes sociais apontando a relação das baleias encalhadas com o forte terremoto na Rússia. Veja opinião do especialista.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
baleia

Os 4 cachalotes encalhados (Yomiuri)

Quatro baleias foram encontradas encalhadas na costa da cidade de Tateyama (Chiba), e houve muitos comentários nas redes sociais apontando uma conexão com o terremoto que ocorreu perto da Península de Kamchatka, na Rússia, na manhã de quarta-feira (30). 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

No entanto, as baleias já haviam aparecido na praia no dia anterior. Especialistas dizem que não há evidências que sustentem uma ligação com o terremoto e pedem que as pessoas mantenham a calma e fiquem longe do local.

Segundo a Polícia da Província de Chiba, por volta das 18h30 de terça-feira (29), um dia antes do terremoto, a delegacia de Tateyama recebeu um relato de que “quatro baleias apareceram nas águas rasas da Praia de Hirasaura”. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Cada uma delas tem cerca de 7 a 8 metros de comprimento e pareciam estar vivas quando os policiais foram conferir.   

De acordo com Momoko Tajima, pesquisadora sênior do Museu Nacional de Natureza e Ciência, especialista em ecologia de baleias, acredita-se que as quatro sejam cachalotes.

Explicou que essa espécie é frequentemente avistada nas águas da cidade de Tateyama, mas esta é a primeira vez que quatro delas ficaram encalhadas nessa área.

“Se houvesse uma situação em que sons incomuns fossem ouvidos no fundo do mar antes do terremoto, não sabemos que tipo de impacto isso teria”, explicou a pesquisadora. 

As baleias são mamíferos que se movem entre águas profundas e rasas para respirar, mas se elas emergem repentinamente devido a alguma anormalidade, seus corpos ficam sobrecarregados.

Todas essas encontradas na praia são cachalote macho e possivelmente tenham se encalhado acidentalmente, avaliou o professor emérito Hidehiro Kato, da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio. 

Assista ao vídeo gravado do helicóptero do Yomiuri.

Fontes: YTV, NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo