
Foto ilustrativa de mãe com a filha na pediatria (PM)
O eritema infeccioso, também conhecido como quinta doença porque é a quinta infecção viral que comumente causa erupção cutânea em crianças, depois do sarampo, rubéola, catapora e roséola. Popularmente, é conhecido também como ringobyo porque as bochechas das crianças ficam vermelhas como uma maçã por causa das erupções. Causa febre leve e sintomas semelhantes aos de um resfriado.
Após coletar informações de pacientes de 27 unidades médicas pediátricas designadas na província de Gifu, constatou-que que o índice subiu para mais de dois pacientes por instituição médica, entre 23 a 29 do mês de junho, excedendo o nível de alerta definido pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão.
O maior número de pacientes foi relatado na área do Centro de Saúde de Seki, onde seis pacientes foram diagnosticados com eritema infeccioso.
A maioria dos casos dessa infecção é leve e se resolve naturalmente, mas se uma mulher grávida for infectada, isso pode causar anormalidades fetais ou aborto espontâneo.
Como não há vacina para o eritema infeccioso, a Divisão de Promoção de Controle de Doenças Infecciosas da Província de Gifu está incentivando as pessoas a praticarem rigorosamente medidas básicas de prevenção de infecções, como lavar as mãos e etiqueta da tosse, pois é transmitido por gotículas.
Fonte: Gifu Channel