
Musk anuncia partido, Tesla perde bilhões em valor de mercado (ilustrativa/banco de imagens)
A Tesla viu seu valor de mercado despencar na segunda-feira (7), após o CEO Elon Musk anunciar planos de fundar um novo partido político.
As ações da empresa de veículos elétricos caíram quase 7%, resultando em uma perda superior a US$68 bilhões em capitalização de mercado.
Musk revelou no sábado (5) que o partido se chamaria “America Party” e que poderia se concentrar “em apenas dois ou três assentos no Senado e de oito a dez distritos da Câmara.” Ele sugeriu que isso seria “suficiente para servir como o voto decisivo em leis controversas, garantindo que elas atendam à verdadeira vontade do povo.”
Artigos relacionados
A participação do bilionário na política sempre foi um ponto de discussão entre os investidores
No início deste ano, Musk desempenhou um papel fundamental no chamado Departamento de Eficiência Governamental e trabalhou de perto com o presidente Donald Trump — uma medida vista como potencialmente prejudicial à marca Tesla.
Musk deixou o posto em maio, o que ajudou a impulsionar as ações da Tesla.
No entanto, o retorno de Musk à arena política está preocupando os investidores.
“Muito simplesmente, Musk mergulhando mais fundo na política e agora tentando enfrentar o estabelecimento em Washington é exatamente a direção oposta que os investidores/acionistas da Tesla querem que ele siga durante este período crucial para a história da Tesla,” disse Dan Ives, chefe global de pesquisa em tecnologia na Wedbush Securities, em uma nota no domingo (6).
“Enquanto os apoiadores centrais de Musk o apoiarão em cada movimento, há um senso amplo de exaustão de muitos investidores da Tesla que ele continua seguindo o caminho político,” escreveu.
Chefe da Tesla “saiu completamente dos trilhos”, disse Trump
A incursão política anterior de Musk lhe rendeu elogios de Trump no início, mas desde então ele atraiu a ira do presidente dos EUA.
Os dois entraram em conflito em várias áreas de política, incluindo o projeto de lei de gastos de Trump, que Musk disse que aumentaria o ônus da dívida da América. Musk expressou descontentamento com cortes específicos em créditos fiscais e apoio à energia solar e eólica e veículos elétricos.
No domingo, Trump chamou a tentativa de Musk de formar um partido político de “ridícula”, acrescentando que o chefe da Tesla havia “saído completamente dos trilhos.”
Fonte: CNBC







