
Mulher exausta dentro do carro no verão (PM)
Já ouviu falar em carro que repentinamente sofre explosão ou incêndio no verão? Isso pode acontecer quando determinados itens são deixados no interior do veículo sob o sol escaldante.
No verão, o interior de um carro pode atingir temperaturas perigosas logo após o motor ser desligado. Por isso, mesmo que seja por apenas alguns minutos, jamais se deve deixar crianças, idosos ou animais de estimação dentro do carro ao dar uma parada na loja de conveniência, por exemplo.
A temperatura no interior do veículo chega a 45ºC facilmente, 30 minutos após desligar o motor. E é nesse momento que acontece o perigo de uma explosão, se tiver determinados itens dentro do carro.
- Lentes de óculos e garrafas PET no console podem causar fogo através do ponto de calor, como uma lupa exposta ao raio solar
- Dispositivo de recarga de celular ou outro, que usa bateria de lítio
- Isqueiro pode explodir
- Produtos com spray como perfume, desodorante ou repelente
Portanto, se costuma levar esses itens, carregue-os sempre dentro de uma bolsa ou sacola. Jamais deixe-os no veículo.
Antes de entrar no carro
Para diminuir a temperatura dentro do carro, recomenda-se abrir as portas e janelas e deixar o ar quente sair primeiro. Tenha cuidado para não se queimar, pois o calor se acumula no volante, no painel, na superfície da cadeirinha da criança e nos metais de fixações dos cintos de segurança.
Depois, é eficaz dirigir com as janelas abertas e o ar condicionado ajustado para deixar entrar o ar externo, deixando o ar quente sair de dentro do veículo, para depois mudar para o ar-condicionado para circular o ar interno.
Uma forma de amenizar o aumento de temperatura dentro do carro enquanto está estacionado, é usar os protetores contra luz solar no vidro frontal e nas laterais. Podem ser encontrados em lojas especializadas ou online.
Veja como ficou o carro depois da explosão de um recarregador de smartphone que tem bateria de lítio.
Fonte: JAF