
Acordo Trump-UE: energia e investimentos impulsionam economia (ilustrativa/PM)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que chegou a um acordo tarifário com a União Europeia (UE).
Trump encontrou-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia no domingo (27). Após as conversas, os dois se dirigiram aos repórteres.
Trump havia afirmado anteriormente que Washington iria impor uma tarifa de 30% sobre produtos da UE a partir de 1º de agosto.
Artigos relacionados
No entanto, ele declarou que a tarifa será fixada em 15%. O novo acordo prevê que automóveis e quase todos os outros bens estarão sujeitos a essa nova taxa. No entanto, a tarifa de 50% sobre importações de aço e alumínio permanecerá sem alterações.
Trump destacou que a UE concordou em comprar US$ 750 bilhões em energia dos Estados Unidos e fazer novos investimentos de US$ 600 bilhões no país. Além disso, Trump afirmou que todos os países da UE serão abertos ao comércio com os EUA sem tarifas.
Ele enfatizou que acredita que o acordo é o maior já realizado. Von der Leyen mencionou que eles chegaram a um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo, e que isso trará estabilidade e previsibilidade.
Fonte: NHK







