
Frustração de Trump com importação de arroz japonês (banco de imagens)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reclamou na segunda-feira (30) que o Japão não está importando arroz americano suficiente, expressando ainda mais frustração, enquanto seu governo e autoridades do importante aliado asiático lutam para avançar em direção a um acordo nas negociações bilaterais de tarifas.
Trump afirmou em suas redes sociais que o Japão “não aceita nosso arroz, e ainda assim eles têm uma enorme escassez do grão. Em outras palavras, vamos apenas enviar-lhes uma carta, e adoramos tê-los como parceiro comercial por muitos anos ainda”.
No post de Trump em sua plataforma Truth Social, que destacou o Japão de uma maneira rara online, ele começou dizendo que queria dar um exemplo de como os países se tornaram “mimados” em relação aos Estados Unidos.
Artigos relacionados
A declaração de Trump veio um dia após ele dizer em uma entrevista de TV que não planeja reverter as pesadas tarifas sobre automóveis que atingiram os fabricantes de carros japoneses, apesar da persistente oposição de Tóquio expressa nas atualmente paralisadas negociações de tarifas.
Durante a entrevista transmitida no domingo (29), Trump também acusou o Japão de importar poucos carros americanos. “Eles não aceitam nossos carros, e ainda assim aceitamos milhões e milhões de carros deles nos Estados Unidos. Isso não é justo”, disse.
Arroz no Japão: produto agrícola extremamente delicado e também politicamente sensível
Para o Japão, o arroz, seu principal alimento básico, é um produto agrícola extremamente delicado. É também politicamente sensível, já que os agricultores de arroz têm sido uma das principais bases eleitorais do partido governante do Japão, o Partido Liberal Democrata.
Sob um acordo de “acesso mínimo” com a Organização Mundial do Comércio, o Japão importa 770 mil toneladas de arroz isentas de tarifas a cada ano, sendo os Estados Unidos o principal exportador, seguido pela Tailândia. Até 100 mil toneladas desse montante são importadas para consumo humano.
Qualquer arroz importado para o Japão além da cota especial está sujeito a uma tarifa de ¥341 por quilograma.
Fonte: Mainichi







