
Trump exige acordo comercial do Japão sob ameaça de tarifa de 25% (banco de imagens)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira (7) que começará a cobrar uma tarifa de 25% sobre o Japão no próximo mês, caso o país não chegue a um acordo comercial com o país. Ele também impôs a mesma tarifa à Coreia do Sul.
Trump divulgou o novo valor em uma carta em suas redes sociais. A Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que cerca de 12 outros parceiros comerciais também receberão cartas. Posteriormente, Trump assinou uma ordem executiva estendendo o prazo original de 9 de julho para 1º de agosto.
O Japão estava enfrentando uma tarifa de 24%. A carta de Trump afirmou que a tarifa de 25% é “muito menos” do que o necessário para eliminar a “disparidade no déficit comercial” com a nação. Ele alertou que, se o Japão aumentar suas tarifas, os EUA igualarão esse valor e o adicionarão à nova taxa de 25%.
Artigos relacionados
Trump tem acusado Tóquio de práticas comerciais “injustas”, especificamente nos setores agrícola e automotivo. A carta destacou que a relação com o Japão tem sido “longe de ser recíproca”. Trump acrescentou que a taxa de tarifa pode ser modificada dependendo do “relacionamento” com o país.
Um alto funcionário japonês afirmou que o governo do primeiro-ministro Shigeru Ishiba interpreta a carta como uma extensão efetiva do prazo.
O funcionário acrescentou que Tóquio acredita que ainda há margem para negociação e continuará mantendo discussões com os EUA para garantir um acordo.
Fonte: NHK







