
Porto em Iwate, com maré alta, às 14h (NHK)
Em meio à tensão, um tsunami de 1,3 metro chegou ao Porto Kuji (Iwate) na quarta-feira (30). Além disso, um outro de 60 centímetros foi confirmado em Erimo (Hokkaido).
Já foram confirmados tsunamis na costa do Pacífico, de Hokkaido a Okinawa, de alturas que variam de baixos, de poucos centímetros como em Miyako, a 60 cm, desde a manhã até a tarde, por volta das 14h30.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) continua monitorando outras estações de observação para detectar quaisquer alterações nos níveis das marés. Além disso, observa que após o primeiro tsunami poderão vir outros, às vezes maiores, por isso ainda não se pode baixar a guarda.
Artigos relacionados
O alerta de tsunami no Japão e em outros locais do mundo como Rússia, Havaí, Alasca, Guam e Saipan foi emitido após a ocorrência do fortíssimo terremoto de magnitude 8,7 em Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, na manhã de quarta-feira.
O alerta de tsunami ainda continua vigente (15h) e o pedido é que os residentes e trabalhadores das cidades costeiras busquem um lugar alto como abrigo, por segurança, além de chamar as pessoas ao redor.
Lembre-se de levar uma garrafa de água para se hidratar, pois é preciso se cuidar para não sofrer insolação, já que as temperaturas estão elevadas. Em Hokkaido, um idoso que estava abrigado em um local alto teve que ser transportado de emergência por causa da insolação.

Porto de Iwate, com a maré baixa, antes do tsunami, às 13h (NHK)
Fonte: NHK







