
Terremoto de 7,4 ativa alerta de tsunami na Rússia, mas perigo já passou (USGS)
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (CATP) anunciou que não há mais perigo de tsunami na Península de Kamchatka, na Rússia, após cinco terremotos poderosos — o maior deles com magnitude de 7,4 — ocorrerem no mar próximo neste domingo (20).
O maior dos terremotos foi registrado a uma profundidade de 20Km e localizou-se a 144Km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, que possui uma população de 180 mil, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
Tremores menores — mas ainda assim significativos — foram registrados antes e depois do principal abalo sísmico.
Artigos relacionados
Inicialmente, o CATP alertou sobre o perigo de grandes ondas, mas posteriormente rebaixou o alerta antes de finalmente declarar que o perigo havia passado.
O Ministério das Situações de Emergência da Rússia também emitiu um alerta de tsunami após o maior dos abalos, aconselhando os moradores a se afastarem da costa.
Até o momento, não há relatos imediatos de vítimas ou danos, e o ministério afirmou que não possui planos imediatos para evacuar os residentes.
Em 4 de novembro de 1952, um terremoto de magnitude 9 em Kamchatka causou danos, mas não houve relatos de mortes, apesar de ter gerado ondas de 9,1m no Havaí.
A Agência de Meteorologia do Japão informou que há possibilidade de mudanças no nível das ondas na costa do Japão, mas é improvável que causem quaisquer danos.
Fonte: AP







