
Kenroku-en (à esq.), Koraku-en (inf. à dir.) e Kairaku-en (sup. à dir.): paraísos japoneses
Os “Três Grandes Jardins do Japão” referem-se ao Kenroku-en, Koraku-en e Kairaku-en, cada qual com paisagens e características belas e distintas.
Todos os três foram criados por daimyo (senhores feudais) durante o período Edo, e apresentam o design emblemático da época conhecido como kaiyu (circuito), em que os jardins são centrados em um lago e destinados para passeios, em contraste com os jardins zakanshiki, que são admirados de ambientes internos.
Kenroku-en
Localizado em Kanazawa (Ishikawa), o Kenroku-en foi originalmente desenvolvido como o jardim exterior do Castelo de Kanazawa pela família Maeda, que trabalhou nele por centenas de anos.
Artigos relacionados
A paisagem é celebrada por sua adesão aos seis atributos essenciais de um jardim perfeito: espaçosidade, serenidade, elementos artificiais, antiguidade, água abundante e vistas panorâmicas. Assim, Kenroku-en significa “jardim que combina seis características”.
Os visitantes podem passear por uma paisagem meticulosamente elaborada, com grandes lagos, riachos sinuosos, árvores diversificadas e plantas floridas que oferecem beleza sazonal.
Há também casas de chá encantadoras e elementos icônicos como a lanterna de pedra Kotoji e a Ponte dos Gansos Voadores.

Os visitantes podem passear por uma paisagem meticulosamente elaborada no Kenroku-en (PM)
Koraku-en
Localizado em Okayama (província homônima), o Koraku-en foi construído pela família Ikeda do Domínio de Okayama, há cerca de 300 anos.
Inicialmente, serviu como um local para o daimyo entreter convidados importantes. O design do jardim enfatiza a “cena emprestada”, um conceito estético chave que incorpora elementos externos — tanto naturais quanto artificiais — ao design do jardim.
O Castelo de Okayama e suas colinas circundantes tornam-se parte dos contornos e texturas do Koraku-en em uma harmonia perfeita.
Um lago central com pequenas ilhas, colinas artificiais, uma plantação de chá e até um campo de arroz estão todos interligados por caminhos que oferecem vistas pitorescas a cada curva.
A casa de chá Enyo-tei oferece uma vista particularmente bela e calma do jardim.

O Castelo de Okayama e suas colinas circundantes tornam-se parte dos contornos e texturas do Koraku-en (PM)
Kairaku-en
O terceiro dos Três Grandes Jardins do Japão é Kairaku-en em Mito (Ibaraki).
O Kairaku-en foi estabelecido em 1842 por Tokugawa Nariaki, o nono senhor do domínio Mito. Seu nome se traduz como “parque para ser apreciado em conjunto”, refletindo seu propósito original único de estar aberto ao público, e não apenas à nobreza.
Embora o jardim seja bonito durante todo o ano, com um bosque de bambu, florestas de cedros e flores sazonais, é mais conhecido por suas espetaculares flores de ameixa no início da primavera.
Lar de aproximadamente 3 mil ameixeiras de cerca de 100 variedades, o Kairaku-en transforma-se em uma vibrante exibição de branco, rosa e vermelho de final de fevereiro a março, e seu Festival das Ameixeiras de Mito atrai visitantes de longe.
O jardim também conta com o Kobuntei, uma residência histórica em estilo tradicional japonês que oferece vistas panorâmicas da paisagem circundante.

O Kairaku-en é mais conhecido por suas espetaculares flores de ameixa no início da primavera (PM)
Fonte: Tokyo Weekender







