
Motivada por preocupações éticas e a busca por sustentabilidade, Asics deixará de usar couro de canguru em seus produtos (imagem ilustrativa/PM)
A fabricante japonesa de artigos esportivos Asics anunciou que deixará de usar couro de canguru em suas chuteiras de futebol, rugby e futsal até o final do ano.
A decisão segue a tendência de marcas mundialmente conhecidas como Puma, Nike, Adidas e outras, que estão retirando o couro de canguru de suas linhas de produtos devido a preocupações éticas nos Estados Unidos e na Europa sobre a caça comercial desses animais.
Com a Mizuno também planejando seguir o mesmo caminho, o couro de canguru pode desaparecer em breve do mercado.
Artigos relacionados
O couro de canguru era usado em calçados esportivos por ser leve, ajustável ao pé e oferecer outras vantagens. No entanto, muitos usuários reclamaram que ele não era durável e esticava demais, segundo a Asics.
Para contornar essas questões, a empresa desenvolveu um couro sintético chamado Silkywrap e começou a vender chuteiras com esse novo material em dezembro passado.
Cada vez mais as empresas enfatizam a gestão ESG
Atualmente, as empresas estão enfatizando cada vez mais a gestão ESG (Environmental, Social and Governance – Governança Ambiental, Social e Corporativa) que integra fatores ambientais, sociais e de governança em suas operações e estratégias de investimento.
Ao fazer isso, elas dão maior importância nas opiniões dos acionistas e consumidores para aumentar a conscientização da marca e minimizar riscos gerenciais.
Entre 1,1 e 1,7 milhão de cangurus têm sido caçados comercialmente na Austrália a cada ano
Nos últimos doze anos, entre 1,1 e 1,7 milhão de cangurus têm sido caçados comercialmente na Austrália a cada ano, segundo a mídia internacional.
Os animais são, na maioria das vezes, caçados à noite. Ativistas afirmam que a caça de cangurus é desumana, pois os animais podem sofrer se não forem mortos imediatamente. Preocupações foram levantadas sobre o tratamento de filhotes encontrados na bolsa de suas mães mortas.
As autoridades australianas mantêm que o abate de cangurus é necessário para proteger o ecossistema de uma explosão no número de cangurus, além de prevenir danos às plantações.







