
Trump e Putin se reunirão em Anchorage, Alasca, sem a presença do presidente ucraniano (imagem ilustrativa/PM)
A Casa Branca anunciou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não participará da cúpula agendada entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia na sexta-feira (15).
Em declaração à imprensa na terça-feira (12), a Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, revelou que Donald Trump e Vladimir Putin se reunirão na maior cidade do Alasca, Anchorage.
Leavitt explicou que, embora apenas “uma das partes nesta guerra de duas frentes” participará do encontro, “é necessário que ambos os países concordem com um acordo”, enfatizando que a concordância da Ucrânia também é essencial para encerrar o conflito.
Artigos relacionados
Descreveu a cúpula como um “exercício de escuta” para Trump, mencionando que o objetivo do presidente é “sair com um melhor entendimento de como podemos terminar esta guerra”.
Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA declarou que o secretário de Estado, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, conversaram por telefone e confirmaram seu compromisso em assegurar o sucesso da cúpula.
Essa reunião é vista como uma oportunidade crítica para promover o diálogo entre os líderes das duas nações, ainda que a ausência da Ucrânia levante questões sobre a eficácia das discussões em relação ao conflito em curso.







