
Imagem: NHK
Nesta sexta-feira (15), completam-se 80 anos desde o fim da guerra, e diversas cerimônias de tributo aos aproximadamente 3,1 milhões de mortos serão realizadas em todo o Japão, com o objetivo de promover a paz.
Em Tóquio, no distrito de Chiyoda, o Nippon Budokan será palco da cerimônia nacional de homenagem, organizada pelo governo, que contará com a presença de cerca de 4.500 pessoas, incluindo famílias de vítimas da guerra.
A cerimônia começará com um minuto de silêncio ao meio-dia, e o imperador do Japão proferirá algumas palavras. Os participantes prestarão homenagem depositando cravos no altar, em memória dos cerca de 3,1 milhões de mortos em combate.
Artigos relacionados
À medida que se completam 80 anos desde o fim da guerra, a idade média dos familiares das vítimas tem aumentado.
Segundo a Associação Japonesa de Famílias de Vítimas de Guerra, o número de membros da associação em todo o país caiu para cerca de 350 mil famílias no mês passado, quase 40% a menos em comparação às aproximadamente 570 mil famílias da última pesquisa realizada em 2019.
Entre os familiares que planejam comparecer à cerimônia, 46,8% têm 80 anos ou mais. O participante mais velho é um homem de 98 anos, que viajará de Hokkaido para homenagear seu irmão mais velho, que morreu em batalha aos 26 anos.
Por outro lado, visando passar adiante a memória histórica, 83 jovens, incluindo a geração mais nova de familiares, irão participar da cerimônia. O mais novo entre eles, um menino de 3 anos da cidade de Mie, representará a quarta geração de descendentes dos mortos em combate.
O evento será transmitido ao vivo no YouTube, permitindo que pessoas de todo o mundo possam acompanhar este tributo nacional.
Eventos similares, organizados por grupos de familiares e governos locais, acontecerão em diversas localidades do Japão para refletir sobre a paz e homenagear os que perderam suas vidas na guerra.
Veja abaixo a transmissão da TBS, que começará às 12h30.
Fonte: NHK







