
Milhares de casos de chikungunya foram reportados no sul da China, principalmente em Guangdong (ilustrativa/banco de imagens)
A China está passando por um surto preocupante de chikungunya, uma infecção transmitida por mosquitos, com milhares de casos reportados no sul do país.
Cerca de 7 mil infecções foram registradas na província de Guangdong este ano, com a cidade de Foshan sendo o epicentro. Lá, pacientes foram hospitalizados e estão dormindo sob mosquiteiros, segundo fotos da CCTV, a emissora estatal.
Embora surtos sejam raros na China, a velocidade de sua disseminação — quase 3 mil casos apenas na última semana — despertou preocupações. Além de Foshan, pelo menos 12 outras cidades em Guangdong teriam confirmado casos.
Artigos relacionados
As autoridades chinesas relataram que um “caso importado desencadeou transmissão local” em julho, mas não especificaram a origem da infecção.
No domingo (3), Hong Kong relatou seu primeiro caso — um menino de 12 anos que viajou para Foshan e depois apresentou febre, erupções cutâneas e dores nas articulações. Até agora, as autoridades chinesas afirmam que todos os casos têm sido leves, com a maioria dos pacientes se recuperando rapidamente.
Sintomas
O chikungunya, identificado pela primeira vez na Tanzânia em 1952, já se espalhou para mais de 110 países, sendo particularmente comum na África, Sudeste Asiático e região do Pacífico.
Os sintomas normalmente aparecem uma semana após a picada e incluem febre alta, erupções cutâneas, dores musculares, dores de cabeça, náusea e articulações inchadas.
Apesar da maioria das pessoas se recuperar em uma semana, algumas sofrem com dores articulares persistentes que podem durar meses ou até anos.
Vacinas não estão amplamente disponíveis e não há tratamento específico para chikungunya, mas mortes são raras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O vírus é transmitido através da picada de um mosquito infectado. Embora não seja contagioso entre pessoas, pode ser transmitido quando um mosquito pica uma pessoa infectada e, em seguida, pica outra pessoa.
As autoridades em Guangdong prometeram adotar ‘medidas decisivas e vigorosas’ para prevenir a disseminação do vírus. Grande parte da estratégia está focada em eliminar os criadouros de mosquitos, que a OMS afirma ser o método de controle mais eficaz.
Fonte: Euronews







