
Japão em alerta: chuvas recordes aumentam risco de desastres (imagem ilustrativa/PM)
Chuvas recordes saturaram e soltaram o solo na região de Kyushu, no sudoeste do Japão, e em outras áreas, principalmente no oeste do país. As pessoas estão sendo advertidas a tomarem precauções contra deslizamentos de terra.
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) informou que em áreas como a cidade de Tamana (Kumamoto), onde foi emitido um alerta de emergência devido a chuvas intensas na segunda-feira (11), o índice de precipitação foi cerca de duas vezes maior em apenas 12 horas do que a média para todo o mês de agosto.
Alertas de deslizamentos de terra ainda estão em vigor para partes da região de Ishikawa
Os meteorologistas afirmam que a frente que trouxe as chuvas intensas está se movendo para o norte, próximo ao oeste do Japão, e está enfraquecendo.
Artigos relacionados
No entanto, eles relatam que o terreno está solto no norte de Kyushu e em Ishikawa, onde ainda chove intensamente. As margens dos rios e os revestimentos de concreto foram danificados em algumas áreas.
As autoridades afirmam que mesmo pequenas quantidades de chuva podem aumentar o risco de deslizamentos, inundações e outros desastres.
Elas estão pedindo que as pessoas se mantenham em alerta para deslizamentos, inundações e transbordamento de rios.
Alertas de insolação
Há previsão de clima extremamente quente nesta quarta-feira (13) em muitas das áreas atingidas pela chuva, incluindo Kumamoto. Autoridades estão pedindo que a população a tome precauções contra a insolação.
Uma alta diurna de 37°C está prevista para a cidade de Hita (Oita) e 36ºC nas cidades de Hitoyoshi e Kumamoto (Kumamoto), nas cidades de Kurume e Iizuka (Fukuoka) e em Yamaguchi (Yamaguchi).
Alertas de insolação estão em vigor para 16 províncias, de Mie a Okinawa, incluindo Kumamoto e Kagoshima.
As pessoas são aconselhadas a fazer pausas frequentes durante os trabalhos de limpeza e restauração, além de cuidarem umas das outras.
Fonte: NHK







