
Chuva em Kanazawa, província de Ishikawa, nesta quinta-feira, 7 de agosto de 2025 (NHK)
Autoridades meteorológicas japonesas alertam que ar úmido e quente fluindo em direção a uma frente climática formou faixas de nuvens de chuva pesada na província de Ishikawa.
Essas nuvens também poderiam se formar também na província de Toyama durante a tarde, alertam os especialistas.
Os moradores das províncias são aconselhados a permanecer atentos a deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas.
Artigos relacionados
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) informou que um recorde de 331mm de chuva caiu durante um período de 12 horas na cidade de Kanazawa (Ishikawa). Esse número é 1,5 vez maior que a média mensal de agosto.
Chuvas intensas continuam na região de Kyushu e nas partes norte do Japão. Até o meio-dia, 58mm caíram em Aso (Kumamoto) e 50mm em Saikai (Nagasaki).
A agência informa que as condições atmosféricas tornaram-se muito instáveis devido ao ar quente e úmido que se dirige a uma frente que se estende a partir de um sistema de baixa pressão. Espera-se que a frente se mova gradualmente para o sul, o que pode causar chuvas localizadas ao longo das costas do Mar do Japão, do norte ao oeste do Japão.
O risco de deslizamentos de terra aumentou consideravelmente nas províncias de Aomori, Akita, Niigata, Toyama e Ishikawa. Foram emitidos avisos de deslizamento de terra para algumas áreas das províncias.
As pessoas são aconselhadas a permanecer vigilantes para deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, transbordamento de rios e enchentes.
Cautela também é recomendada para relâmpagos, rajadas de vento súbitas e granizo.
Fonte: NHK







