
Dermatite que arde e dói como uma queimadura (JNN)
O Japão também tem um inseto que causa algo parecido com uma queimadura na pele, como se tivesse borrifado um ácido, o que causa muita dor e ardor. Esse pequeno inseto, de cerca de 7 mm não é formiga ou abelha, é o chamado aoba-arigata hane kakushi ou popularmente yakedo-mushi em japonês ou potó em português (Paederus).
Ele está distribuído no arquipélago, no verão, por isso, requer cuidado. Mesmo que o encontre morto, não se deve tocá-lo ou esmagá-lo com a mão, pois pode causar uma dermatite semelhante à queimadura, com a liberação das toxinas.
O yakedo-mushi ou potó prefere os locais úmidos como arrozais, áreas gramadas e margens de rios.
Artigos relacionados
“O veneno presente no corpo do inseto, chamado pederina, causa danos ao entrar em contato com a pele. Imagine como se ácido clorídrico ou ácido sulfúrico fossem espirrados na sua pele. Quando os fluidos corporais entram em contato com a pele, causam dermatite grave”, explicou o médico Ryutaro Yoshiki, Diretor do Instituto Yoshiki de Dermatologia e Cirurgia Plástica.
De acordo com o médico, não há dor imediatamente após o contato com os fluidos, e a maioria das pessoas nem percebe que esmagou esse inseto. No entanto, cerca de dois dias depois, formam-se bolhas e desenvolve-se dermatite linear.
As recomendações são: não se aproximar dele e nem tocá-lo, vivo ou morto.
O que fazer se o inseto tocou a pele

O temido potó ou ‘yakedo-mushi’ (Wikimedia)
Como a pederina ainda está presente no corpo do inseto, o contato com ela pode causar dermatite, portanto, não o toque em hipótese alguma.
- Lave com sabão, sem esfregar
- Faça uma compressa de água fria
- Não esfregue os olhos após o contato com os fluidos corporais (pode causar cegueira)
- Hidratar o local passando um creme, e o corpo, tomando água
- Evite o sol
Quando procurar ajuda médica
- Se surgirem bolhas
- Se a dor for intensa
- Se houver sinais de infecção, como febre ou vômitos
- Se a lesão atingir a região dos olhos, necessita avaliação oftalmológica
Nos passeios ou churrascos ao ar livre, recomenda-se cuidado com esse inseto. Para quem tem filhos pequenos, deve explicar às crianças sobre os cuidados para não sofrerem uma “queimadura”.
Fonte: JNN







