
Temperaturas altíssimas e seca atingem o Japão (imagem ilustrativa/PM)
O Japão está enfrentando uma intensa onda de calor, com temperaturas ultrapassando 40ºC pela quinta vez neste verão, enquanto a falta generalizada de chuvas afeta a vida cotidiana da população.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ), a quantidade de chuva em julho foi de apenas 13% da média ao longo da costa do Mar do Japão na região de Tohoku, e 8% nas regiões de Hokuriku e na província de Niigata, ambas representando recordes nos níveis mais baixos de precipitação.
As autoridades da cidade de Myoko (Niigata) estão apelando aos residentes para reduzirem o consumo de água em 25%. Três instalações esportivas na área interromperam temporariamente o uso de piscinas desde a segunda-feira (4).
Artigos relacionados
Em uma barragem que fornece água para agricultura em Niigata, a taxa de armazenamento caiu para zero por cento na segunda-feira.
O Ministério das Terras informou que nove rios em Hokkaido e outras cinco províncias estão restringindo a captação de água para uso agrícola e reduzindo o fornecimento de água.
Preocupação com a safra de arroz deste ano
A combinação de calor intenso e pouca chuva está gerando crescente preocupação com a safra de arroz deste ano. Em um campo de arroz na Vila de Tozawa (Yamagata), a escassez de água tem causado rachaduras no solo e as plantas de arroz estão murchando desde as raízes.
Os agricultores de outras regiões também estão manifestando preocupação em relação ao tamanho de suas colheitas, temendo o impacto severo da seca prolongada e do calor extremo.
Fonte: NHK







