Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Estudo revela efeito oculto perigoso da Covid-19 nos vasos sanguíneos

| Notícias do Mundo

Pesquisadores descobrem que a covid-19 pode aumentar a idade vascular, elevando o risco de doenças cardiovasculares.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
covid 20 ago 2025 destaque

Risco de ataque cardíaco aumenta após Covid, especialmente em mulheres (imagem ilustrativa/PM)

A covid-19 pode envelhecer prematuramente os vasos sanguíneos em cerca de 5 anos, de acordo com um novo estudo, aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Pesquisadores do European Heart Journal revelaram que uma infecção por covid-19 poderia acelerar o envelhecimento dos vasos sanguíneos, especialmente em mulheres.

Indivíduos vacinados apresentam menos rigidez em suas artérias e sintomas estabilizados ao longo do tempo em comparação com aqueles que não foram protegidos contra a covid-19.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A pesquisadora principal, a professora Rosa Maria Bruno, da Université Paris Cité, disse: “Sabemos que a covid-19 pode afetar diretamente os vasos sanguíneos. Acreditamos que isso possa resultar no que chamamos de envelhecimento vascular precoce, significando que seus vasos sanguíneos são mais velhos que sua idade cronológica, tornando-o mais suscetível a doenças cardíacas“.

Mulheres são mais suscetíveis

O estudo foi feito com 2,5 mil pessoas ao redor do mundo, categorizando-as com base em se haviam contraído covid-19 e se haviam sido hospitalizadas por isso, tanto em enfermarias gerais quanto em unidades de terapia intensiva. Os testes foram realizados seis meses após uma infecção e novamente após 12 meses.

A pesquisa mediu a idade vascular de cada pessoa com um dispositivo que examina a rapidez com que uma onda de pressão arterial viaja entre a artéria no pescoço e as pernas. Quanto maior a medida, mais rígidos os vasos sanguíneos, indicando uma idade vascular maior.

Descobriu-se que todos os três grupos de pacientes que tiveram uma infecção por covid-19 apresentaram artérias mais rígidas em comparação com aqueles que não foram afetados.

O aumento médio nas mulheres foi de 0,55 metro por segundo para aquelas que tiveram covid-19 leve, 0,60 para as hospitalizadas, e 1,09 para as que estiveram em terapia intensiva.

De acordo com os pesquisadores, um aumento de cerca de 0,5 metro por segundo é “clinicamente relevante” e equivalente a um envelhecimento de cerca de 5 anos, aumentando também o risco de doença cardiovascular, como ataque cardíaco, derrame ou parada cardíaca súbita em mulheres de 60 anos em 3 por cento.

A diferença entre homens e mulheres pode se resumir aos sistemas imunológicos, acrescentou a professora.

Fonte: The Independent


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo