
Imagem: NHK
Um raro fenômeno foi registrado durante o pico da chuva de meteoros das Perseidas em várias localidades no Japão, incluindo um observatório em Hirosaki (Aomori).
Este fenômeno, em que várias estrelas cadentes são vistas quase simultaneamente, é conhecido como “fenômeno de cluster de meteoros” e tem poucos registros no mundo.
Nesta quarta-feira (13), uma câmera fixada na direção norte-nordeste capturou o espetáculo pouco antes da 1h, quando inúmeras estrelas cadentes apareceram simultaneamente no céu.
Artigos relacionados
Este raro evento foi observado pela primeira vez em 1997, durante a chuva de meteoros de Leão, e desde então tem apenas cerca de dez casos documentados no mundo.
De acordo com o professor sênior Junichi Watabe, do Observatório Nacional de Astronomia, este fenômeno ocorre quando partículas cósmicas se dividem perto da Terra e entram na atmosfera, o que foi observado em regiões como Hokkaido e Akita.
Watabe destacou que “nenhum outro exemplo de cluster de meteoros das Perseidas foi confirmado antes, tornando este um evento possivelmente único no mundo”.
Ele também pediu que análises mais detalhadas sejam feitas com base em relatos de várias localidades para determinar a origem celestial desses meteoros, ressaltando que “se trata de dados valiosos, e solicita-se que observadores entrem em contato”.
Fonte: NHK







