
Ferramenta encontrada na escavação na Indonésia (Imagem: ANN)
Pesquisadores descobriram ferramentas de pedra que podem ter sido criadas há cerca de 1,48 milhão de anos na ilha de Sulawesi, na Indonésia.
A descoberta, que foi publicada na revista científica ‘Nature’ no dia 6, surge de uma escavação realizada em 2022, revelando artefatos que datam de, no mínimo, 1,04 milhão de anos.
A datação dos objetos foi estimada por meio da análise radiométrica de dentes de animais encontrados nas proximidades do local das ferramentas.
Artigos relacionados
No passado, na ilha de Flores, ao sul de Sulawesi, já foram encontrados ferramentas e fósseis de hominídeos, datando de, pelo menos, 1,02 milhão de anos. Esses achados são atribuídos ao Homo floresiensis, também conhecido como “hobbit” devido ao seu pequeno tamanho.
A recente descoberta em Sulawesi sugere que esses antigos hominídeos podem ter cruzado por mar entre as duas ilhas, o que provocaria uma reavaliação das teorias sobre a capacidade de navegação desses ancestrais.
É sabido que o Homo sapiens moderno surgiu entre 200 mil e 300 mil anos atrás.
Se os hominídeos antigos foram capazes de cruzar mares há tanto tempo, isso pode abrir novas áreas de estudo sobre suas capacidades e sobre as conexões entre populações hominídeas em diferentes regiões, lançando luz sobre a evolução humana.
Fonte: ANN







