
Logo da rede de revenda de carros (NHK)
Nextage, uma grande rede de revenda de carros, com sede em Nagoia (Aichi), e a FP Partner, uma grande seguradora, foram advertidas pela Agência de Serviços Financeiros (FSA) com ordens de melhoria nas atividades, na quarta-feira (6).
A investigação em relação à Nextage e à companhia seguradora revelou a possibilidade de um alto número de reclamações por fraude de seguros e problemas com seu sistema de gerenciamento de solicitações de seguro.
A FSA solicitou que ambas as empresas apresentem planos de melhoria e relatem seu progresso periodicamente. A FP Partner decidia quais produtos recomendaria aos clientes com base nos benefícios oferecidos pelas seguradoras. A FSA constatou que a FP Partner recomendava produtos de seguro sem explicação ou confirmação suficiente das preferências dos clientes e não recomendava os produtos mais adequados, indicando a falha em estabelecer um sistema adequado de gestão de solicitações.
Artigos relacionados
A empresa não possuía um sistema para monitorar se seus funcionários e outros representantes de vendas estavam vendendo seguros de forma adequada e carecia de um sistema para selecionar produtos de seguro com base em critérios objetivos. Oito seguradoras que ofereciam favores, como altas taxas de publicidade, também foram obrigadas a relatar suas transações com a FP Partner.
A FSA não divulgou os nomes das seguradoras. No mesmo dia, a Medicare Life Insurance, subsidiária da Sumitomo Life Insurance, e a Tokio Marine & Nichido Life Insurance anunciaram que haviam recebido a intimação para o relatório.
A Nextage também apresentou deficiências sistêmicas, como a falta de suporte aos clientes ou investigações suficientes, apesar de ter conhecimento de casos de sinistros fraudulentos.
Constatou-se também que a Nextage havia vendido seguros sem explicar os motivos da recomendação do produto, e o relatório apontou que problemas haviam sido identificados no sistema de gestão de solicitações de seguros.
Fontes: NHK e Nikkei







