Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Hamamatsu celebra Independência do Brasil com festival e bosque de ipês

| Tome Nota

A ‘Semana da Pátria’ em Hamamatsu, organizada pelo Consulado-Geral do Brasil, inclui shows, gastronomia e a iluminação do Castelo de Hamamatsu nas cores verde e amarela. Espera-se grande público.

Unigran Japan 2026
hamamatsu celebrara a independencia do brasil com eventos gratuitos abertos ao publico destaque

Hamamatsu, lar de 10 mil brasileiros, comemora a Independência com atrações culturais e a criação de um Bosque dos Ipês.  (foto/divulgação)

Cidade japonesa que abriga a maior comunidade brasileira no país, com cerca de 10 mil cidadãos, Hamamatsu, na província de Shizuoka, celebrará a Independência do Brasil de maneira especial este ano.
Organizada pelo Consulado-Geral do Brasil na cidade, em colaboração com a agência Pegasus Cultural, a “Semana da Pátria” promete marcar o calendário cultural da cidade com dois eventos dotados de grande simbolismo: o Festival “Cores do Brasil” e a inauguração do “Bosque dos Ipês”.
Com entrada franca, é esperada a presença em peso não apenas da comunidade brasileira na região de Shizuoka, mas também de japoneses e estrangeiros de outras nacionalidades.
A programação começa no dia 6 de setembro (sábado), com a solenidade de inauguração do “Bosque dos Ipês”, às 11h, no Parque Yuto, região oeste de Hamamatsu.
Serão plantadas 15 mudas de ipê — a árvore que mais simboliza o Brasil — em uma cerimônia que contará com a presença do prefeito de Hamamatsu, Yusuke Nakano, autoridades locais e membros da comunidade.

A escolha do ipê não é por acaso

Com sua floração intensa após longos períodos de seca, ele representa resistência e embeleza qualquer espaço público. O ipê, exclusivo dos biomas do Brasil, será um marco de brasilidade em solo japonês — representando o enraizamento da comunidade brasileira na região.
A localização do Parque Yuto, às margens do lago Hamana e com excelente infraestrutura, é estratégica: além de ser um ponto muito procurado para lazer, está próximo de áreas com grande presença da comunidade brasileira.
A parceria com a Prefeitura de Hamamatsu, que apoiou integralmente o projeto, reflete a visão compartilhada sobre a importância da integração e convivência harmoniosa entre os povos.
Além desse evento, durante todo o fim de semana de 6 e 7 de setembro (11h-20h), ocorrerá o Festival Cores do Brasil, que transformará os arredores do Castelo de Hamamatsu em um grande palco de celebrações.
Shows de música, apresentações de capoeira, break dance, jump e até de ioiô prometem animar o público de todas as idades. Food trucks e barracas oferecerão comidas típicas, artesanato, e produtos e serviços divulgados por empresas brasileiras grandes e pequenas.
O ponto alto será a iluminação do Castelo de Hamamatsu nas cores verde e amarela no anoitecer de sábado. Neste ano, a iluminação será estendida durante toda a semana, como um tributo da cidade ao Brasil.
Em 2024, o festival atraiu cerca de 6 mil pessoas em um único dia e ganhou destaque nos principais noticiários japoneses e brasileiros. A expectativa é que, em 2025, o sucesso seja ainda maior.

O evento ainda contará com diversas atrações inéditas

Uma das novidades desta edição será o “Festival de Lanternas Mirai Construtora”, também na noite de 6 de setembro, logo após a iluminação do Castelo de Hamamatsu.
Com a participação do público, 130 lanternas com as cores da bandeira brasileira serão lançadas ao céu em comemoração ao 130º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. A ideia é simbolizar a amizade entre os dois países ao fazer a mescla entre a tradição japonesa das lanternas e as cores que representam o Brasil.
Durante os dois dias de festival, o público acompanhará de perto a evolução de um mural sendo pintado pelo artista Titi Freak (Hamilton Yokota), que tem 38 anos de carreira e murais espalhados pelas principais capitais do mundo. A obra a ser criada no festival será inspirada nas naturezas do Brasil.
Será realizado o 1° Encontro de Yukata Brasil & Japão, quando o yukata, versão leve do tradicional quimono, será celebrado como símbolo de intercâmbio cultural. A Semana da Pátria em Hamamatsu será uma oportunidade de celebrar o orgulho de ser brasileiro mesmo fora do Brasil.

Os eventos são gratuitos, abertos à comunidade e não exigem inscrição prévia

Serão dois dias repletos de cultura, alegria, boa música, comidas típicas e, claro, muitas fotos inesquecíveis. Neste que é oficialmente o Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão, Hamamatsu se tornará, por um fim de semana, um coração verde e amarelo pulsando em terras nipônicas.
O Castelo de Hamamatsu foi construído originalmente no século XVI. Por 17 anos, foi a base de Ieyasu Tokugawa, figura central na reunificação do Japão no período Edo, como fundador e primeiro líder do Xogunato Tokugawa, que governou o país de 1603 até a Restauração Meiji em 1868.
O castelo, reconstruído em 1958 após ter sido totalmente destruído ao longo do tempo, serve hoje como museu e ponto turístico, dispondo em seu parque de carpas e cerejeiras.

A cidade mais brasileira do Japão

A província de Shizuoka, cuja maior cidade é Hamamatsu, é o lar de cerca de 32 mil brasileiros, que se instalaram na região desde 1990 atraídos por oportunidades de trabalho, sobretudo nas numerosas fábricas na região de Hamamatsu nos setores automotivo e de instrumentos musicais.
Hamamatsu é conhecida como “a cidade mais brasileira do Japão”, por abrigar o maior número absoluto de brasileiros entre os municípios japoneses, com um total de 10 mil nacionais.
A cidade é sede de grandes empresas multinacionais, como Yamaha, Suzuki, Kawai e Roland.
Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo