
Projeto do condomínio para trabalhadores estrangeiros (HTB)
Há planos em andamento para desenvolver uma área residencial para trabalhadores estrangeiros na cidade de Kutchan (Hokkaido). O local proposto é atualmente uma área agrícola, portanto, precisa ser convertido para uso residencial, mas o comitê agrícola da cidade se opôs à conversão, um projeto incomum.
A cidade de Kutchan é movimentada com turistas estrangeiros. Muitos trabalhadores estrangeiros ficam na cidade durante todo o ano por causa das ofertas, como nas estações de esqui no inverno e nas obras de construção civil durante o restante do ano.
Aparentemente, um terreno agrícola de 2,7 hectares na área urbana da cidade está sendo transformado em uma área residencial para trabalhadores estrangeiros. A expectativa é que o local abrigue até 1,2 mil moradores, quase 10% da população da cidade. O empreendimento está sendo liderado por uma imobiliária estrangeira com sede na cidade.
Artigos relacionados

Área agrícola para esse projeto (HTB)
“A carência avassaladora é de moradia para quem trabalha em áreas de resorts de inverno. São necessários alojamentos para estrangeiros com capacidade para 2 a 3 mil pessoas. Há escassez de moradias e os preços dos aluguéis estão disparando”, explicou Kunihiro Kondo, Gerente Sênior de Projetos da empresa Nisade.
“A cidade está crescendo, os negócios estão se expandindo, hotéis estão sendo construídos e tudo está mudando rapidamente, então é inevitável que as coisas mudem. Se estão construindo com a intenção de melhorá-lo, acho que isso é inevitável”, comentou um residente local. Por outro lado, outro morador expressou: “Há uma escola primária aqui perto, e há muitas crianças pequenas, então estou preocupado com o que vai acontecer”.
A construtora realizou duas sessões informativas para os moradores até o momento.
Moradores se opõem à construção do condomínio para estrangeiros

Estrangeiros que vão para a cidade esquiar, no inverno (HTB)
Segundo a prefeitura de Kutchan, os moradores insatisfeitos enviaram 262 assinaturas se opondo à construção ao prefeito e ao comitê agrícola da cidade em 31 do mês passado.
“Pedimos veementemente que retornem à essência da sustentabilidade da cidade e da felicidade de seus moradores, e tomem uma decisão cuidadosa que priorize a construção de consenso em vez do desenvolvimento precipitado”, diz um trecho do abaixo-assinado.
Por outro lado, os trabalhadores estrangeiros são essenciais para o setor turístico da cidade.
“Estou sem palavras após ouvir a notícia chocante de que a proposta foi rejeitada por unanimidade. Reunir os moradores [estrangeiros] em um só lugar e fazê-los viver dentro de regras bem definidas, com uma empresa de gestão responsável por questões como o descarte de resíduos, deve aliviar alguns dos problemas que vêm ocorrendo em toda a cidade”, declarou Kondo, da empresa de desenvolvimento.
O Governo da Província de Hokkaido planeja decidir se aprova ou não a conversão das terras agrícolas no início de outubro, com base na opinião do Comitê Agrícola.
Onde fica Kutchan e o que oferece

À esq. Lago Hangetsu e à dir. Parque Hirafu Kogen (Prefeitura)
Kutchan é uma cidade localizada na subprefeitura de Shiribeshi, Hokkaido. Kutchan fica um pouco ao norte do vulcão Monte Yotei, e a aproximadamente 50 quilômetros a oeste de Sapporo.
Ela oferece alguns pontos turísticos muito procurados como Kagaminuma (Pântano do Espelho), Hangetsuko, dentro do Parque Natural do Lago Hangetsu, Parque Central Hirafu Kogen, flores de batata e shibazakura, além dos resorts de esqui.
É uma cidade com 8.340 famílias (14.514 pessoas, dados de junho/24) vivendo cercada de natureza muito bonita e pacata. Fica perto de Otaru (63 km) e de Sapporo (91 km).

Kagaminuma (Prefeitura)
Fonte: HTB







