
Cigarro zumbi (pod) apreendido (Pol. Okinawa via Okinawa Times)
Okinawa enfrenta uma guerra contra o uso do pod (vape) ou cigarro zumbi, também chamado petróleo espacial, para se referir à droga etomidato, pelos jovens.
Embora a droga em si, usada como fármaco, seja muito útil, pois é um anestésico de curta ação administrado por via intravenosa nos hospitais para urgências, cirurgias e UTIs, a forma inalada através do pod deixa o usuário em estado lastimável.
As cenas dos usuários são chocantes, pois cambaleam pelas ruas, caem ou ficam em um estado de “zumbi”, por isso o nome popular.
Artigos relacionados
Na terça-feira (19), a polícia de Okinawa informou sobre a prisão de mais um adolescente, de 17 anos, que mora na região central da província. Ele admitiu que tinha um pod e que era para seu consumo próprio.
Já tinha sido preso antes por posse de maconha e, quando os policiais foram fazer uma batida no apartamento do hotel onde estava hospedado, encontraram o pod zumbi.
Com essa prisão, sobe para 7 o número de presos, entre adolescentes e jovens de 20 anos, por posse de etomidato.
Esse é o maior número do país, desde maio deste ano, quando o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) adicionou o etomidato à lista de substâncias designadas, cuja posse e uso são proibidos.
Fontes: Okinawa Times e ANN







